Um documentário sobre Phil Collins estreou na tarde desta quarta-feira (18). Intitulada “Phil Collins: Drummer First”, a produção explora a trajetória do músico como baterista. Afastado dos holofotes, o próprio artista forneceu entrevistas para o filme, que foram gravadas em outubro de 2022, pouco depois da aposentadoria do Genesis.
É possível assistir ao registro de duas horas gratuitamente no YouTube, em inglês, no canal da Drumeo – plataforma de educação de bateria responsável por idealizar a obra. Brandon Toews ficou a cargo da direção e, por meio das redes sociais, contou um pouco a respeito do processo de criação do filme, que levou dois anos para ser concluído.
Assim, ele disse: “Nos últimos três anos, estive trabalhando com a equipe do Drumeo em um documentário sobre Phil Collins – um dos meus heróis da bateria. Passei alguns dias na Suíça com Phil e seu filho, Nic Collins, e filmamos uma série de entrevistas inéditas logo após Phil e o Genesis se aposentarem oficialmente. Depois de muitos altos e baixos, e de conduzir entrevistas com mais de 100 músicos sobre Phil, estou animado para finalmente compartilhar o ‘Phil Collins: Drummer First’ – o primeiro documentário sobre Phil Collins contado a partir da perspectiva de um baterista.
Obrigado, Phil, por nos permitir compartilhar sua história.”
Sobre “Phil Collins: Drummer First”:
Aliás, nomes como Chad Smith (Red Hot Chili Peppers), Mike Portnoy (Dream Theater), Matt Cameron (Pearl Jam) e Eloy Casagrande (Slipknot) concederam depoimentos para o longa-metragem, como publicado pela Ultimate Classic Rock.
Sinopse: “Pela primeira vez em um filme, Phil nos leva a uma jornada por sua vida e carreira sob a perspectiva de um baterista. Desde seus primeiros dias na bateria até seu trabalho inovador com o Genesis e sua celebrada carreira solo. Então, passando pelo tempo com o grupo de jazz-fusion Brand X, a composição para ‘Tarzan’, da Disney, a formação de sua própria big band,. Por fim, abordando o momento que passou o bastão para o seu filho Nic durante as últimas turnês.”
Assista ao documentário: